Cada vez mais as marcas estão adotando o marketing de influência em seu plano de comunicação, seja somente um envio espontâneo de press kit ou, de fato, contratando influenciadores e celebridades para espalhar a mensagem sobre seu produto ou serviço.

Digo por experiência própria que este é um trabalho que exige muita pesquisa, estratégia, negociação, briefing, acompanhamento, mensuração de resultados, entre várias outras etapas.

Por isso, trouxe 6 pilares básicos que são infalíveis para ter bons resultados em campanhas com influenciadores:

 

1. Pesquise o nicho e aderência

Entenda o nicho de atuação e a aderência de cada influenciador com a sua marca.

Já pensou, por exemplo, enviar um press kit de hambúrguer congelado bovino para uma pessoa que é vegetariana? Micão, né?

O que nos leva ao próximo tópico.

 

2. Histórico

Este é, sem dúvidas, um dos pontos mais importantes: Pesquise sobre cada influenciador, sua trajetória e possíveis envolvimentos em polêmicas. Se algo não estiver de acordo com os valores da empresa, não siga em frente com essa contratação.

Uma escolha errada pode prejudicar a imagem da sua marca e gerar uma crise.

 

3. Números não são tudo

Já ouvi de alguns clientes: “Só queremos influenciadores com pelo menos 1 milhão de seguidores”. Não adianta ter muitos seguidores, se não tiver engajamento com o público e relevância com a marca ou tema da campanha.

Tenha isso em mente: engajamento e aderência são mais relevantes do que número de seguidores.

 

4. Cocriação

Seguir um roteiro definido ao pé da letra tira a naturalidade, os influenciadores estão se profissionalizando e muitos já falam abertamente com o público sobre o backstage das publicidades, se dedicando para produzir conteúdos mais criativos e eficazes.

Compartilhe com eles os objetivos da ação e dê espaço para que colaborem com o escopo de entregas e com o briefing, afinal, ninguém melhor do que eles pra conhecer seu próprio público.

 

5. Sinalização

Não incentive a publicidade velada, peça que adicionem essa informação nos conteúdos gerados. É de extrema importância se certificar de que você está contratando pessoas que sinalizam patrocínios.

 

6. Tenha tudo em contrato

Por fim, mas não menos importante, deixe tudo o que foi acordado em contrato. Isso traz segurança tanto para a empresa, quanto para o influenciador.

 

Reinvente

Diariamente, as pessoas são impactadas por publicidade em diversos meios. Como a sua campanha pode se diferenciar das demais?

 

Veja alguns dos nossos cases.

 

O conteúdo audiovisual dissemina a mensagem da sua empresa de maneira lúdica e informativa, aproximando os públicos de interesse.

Para a Adirplast (Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas e Afins), criamos vídeos que serão compartilhados nos canais da associação para fortalecer sua imagem.

Ao todo, a Ecco produziu sete vídeos, sendo que seis discutem a importância da conscientização no descarte correto do plástico e as ações educativas e sustentáveis que a associação apoia.

Já o sétimo vídeo aborda a importância do plástico na vida cotidiana. Sobretudo em momentos de crise, como a pandemia do coronavírus, em que os EPIs (equipamentos de proteção individual) são feitos a partir de materiais plásticos.

Com esses vídeos, a Ecco ressalta que o plástico não é um vilão contra o meio ambiente, mas sim o seu descarte incorreto.

Confira o conteúdo em nosso canal do YouTube:

 

Durante o período de quarentena, as lives tiveram um aumento vertiginoso. Elas se tornaram uma maneira de artistas e empresas se conectarem com o público e oferecerem uma distração durante os tempos difíceis que enfrentamos.

Além de serem fáceis de fazer, as lives têm baixo custo de execução e aproximam o público. Afinal, o artista está ao vivo com as pessoas, conversando, respondendo mensagens e compartilhando experiências.

Para divertir e ensinar novas técnicas de desenho e lettering, a Ecco promoveu lives nas redes sociais das marcas CiS, POSCA, STABILO e uni-ball. Artistas como Karol Stefanini, Crica Monteiro e Raquel Gorzalka passaram pelas redes sociais das marcas e geraram cerca de 70 mil impactos.

Fomos responsáveis pela estratégia, negociação com influenciadores e divulgação das lives. Está querendo trabalhar com marketing de influência para a sua empresa? A Ecco é especialista, chama a gente pra conversar!

 

Após a pandemia, o mundo não será mais o mesmo.

Por conta do isolamento social, a parcela de pessoas que ainda não estava habituada aos serviços digitais precisou aprender a comprar, realizar transações bancárias, consultas médicas e reuniões de trabalho pela internet.

Portanto, mais do que nunca, é hora de estar no digital.

Depois de conhecer as vantagens e conveniência do trabalho, consumo e comunicação on-line, muitas pessoas devem manter esses hábitos além da quarentena.

Repense sua presença on-line

Se os consumidores alteraram hábitos e aderiram aos meios digitais para quase todas as atividades cotidianas, as marcas também precisam se adequar a este novo momento.

Muitas empresas repensaram a comunicação para dialogar com o público de maneira mais empática, franca e humanizada. E essa valorização do essencial, mesmo que a distância, é uma tendência entre os consumidores.

Mas é claro que não é só o seu discurso que deve se adaptar a este novo momento. Seus canais digitais precisam ser funcionais e fáceis de encontrar. Já o atendimento, cada vez mais ágil.

Quer ajuda para adequar seu negócio aos novos tempos? A Ecco tem experiência em planejamento on-line, produção de sites e comunicação para redes sociais.

Vem trocar uma ideia com a gente!

 

Desde 2013, a Ecco é a agência responsável pela gestão dos canais digitais da STABILO no Brasil. Na época, a empresa não aparecia sequer no top 20 de vendas, mas graças a um planejamento bem estruturado, a marca de tornou um verdadeiro objeto de desejo.

Hoje, o Brasil é líder mundial de vendas dos produtos STABILO e ganhou status de “Love Brand”, em prêmio concedido pela matriz alemã.

As pesquisas pelo termo “STABILO” aumentaram 10 vezes no volume de buscas no Google, superando os principais concorrentes:

 

Em 12 meses de trabalho, a agência Ecco ajudou o Venice Ink Tattoo, estúdio de tatuagem localizado na zona norte de São Paulo, a alcançar mais de 1 milhão de pessoas e aumentar as vendas em 46%.

Realizamos todo o planejamento estratégico, definimos a persona do cliente e gerenciamos as redes sociais do Venice, aumentando o awareness sobre o estúdio para além da zona norte de São Paulo.

Em 2020, a pandemia do coronavírus colocou os artistas de tatuagem numa situação complicada. Para que o estúdio pudesse se garantir durante o período de quarentena, a Ecco realizou a campanha “Tattoos do Fim do Mundo”.

O cliente garantia a tatuagem exclusiva com preço promocional e fazia a tatuagem após a quarentena. O resultado fala por si só: mais de 130 tatuagens reservadas em apenas 20 dias, mais de R$ 38 mil em receita bruta e um ROI de 900%!

 
11/06/2020

ROI de 2047%

Em mais uma campanha de volta às aulas para a Lepok, a Ecco tomou a iniciativa de fazer algo diferente do que a rede de papelarias estava acostumada.

Investimos parte da verba de outra mídia e elaboramos uma ação de oportunidade com anúncios na Rede de Pesquisa do Google. Afinal, por meio das nossas análises, sabíamos que daria um bom resultado.

Dito e feito! Com um investimento de R$ 4.535,63 conseguimos um volume de vendas de R$ 97.387,98! Ou seja, um ROI extraordinário de 2047%!

 

A Ecco é pioneira no trabalho com influenciadores digitais. Desde 2011 fazemos todo o processo de seleção, curadoria, negociação, briefing, estratégia de conteúdo, gestão de entregas e análise de performance.

Ao longo desse período, já trabalhamos com maiores influenciadores do Brasil e mais de mil no total. Somando esses trabalhos, tivemos mais de 100 milhões de impactos, para marcas como STABILO, Moleskine, POSCA, uni-ball, entre outras.

Desenvolvemos uma metodologia própria de trabalho e, em média, conseguimos uma economia de cerca de 35% no total de cachês, fazendo os budgets dos clientes renderem muito mais.

Pensamos em estratégias eficientes e estamos sempre atentos às oportunidades para que nossos clientes cresçam ainda mais.

Conheça mais sobre nosso trabalho com influenciadores.

 

Desde 2017, quando a Ecco assumiu a comunicação da Lepok, a rede de papelarias não parou mais de crescer nas redes sociais e em vendas.

Em 2019, com um mix completo e inovador de mídia, a Ecco sugeriu transformar a campanha em uma grande ação cooperada entre fornecedores, estabelecendo um modelo de cotas.

O resultado foi um sucesso:

aumento de 40% nas vendas de lojas físicas;
102% no e-commerce;
incremento de 16% no tíquete médio das lojas físicas;
e aumentos de até 588% em vendas de produtos selecionados.

Este foi o maior resultado em vendas da história da rede.

 

Durante quatro anos, a agência Ecco foi responsável por desenvolver e operacionalizar a tradicional promoção de volta às aulas da Capricho.

O cliente não precisou se preocupar, nós fizemos tudo: conceito, mecânica, regulamento, sistema e operação. Além disso, também cuidamos de trâmites legais, auditoria, entrega dos prêmios e prestação de contas finais aos órgãos competentes.

Na última edição, a Ecco superou a expectativa de cadastros em 56%: resultado de uma campanha bem elaborada nos canais digitais em convergência com o PDV.