Quando o digital passou a fazer parte das estratégias de comunicação, a regra era simplesmente reproduzir o conteúdo off-line. Logo, percebemos que isso não dava certo e que este novo ambiente pedia estratégias e linguagens próprias. Marshall McLuhan já dizia: “o meio é a mensagem”.

A partir daí, vivenciamos descobertas quase que diárias sobre as melhores formas de nos comunicar com o público. São mudanças constantes e cada vez mais rápidas.

Hoje, é impossível falar de comunicação on-line sem redes sociais, mas é claro que também existe uma pegadinha aí: nem todas elas funcionam da mesma maneira, nem atraem o mesmo público.

Diferentes, mas conectadas

Apesar de serem diferentes, estão sempre extremamente conectadas. Por isso, nas nossas estratégias de comunicação levamos em conta quais são as melhores maneiras de abordar conteúdos relevantes para cada um dos nossos clientes.

Para a activas, distribuidora de resinas termoplásticas, investimos em artigos do LinkedIn e e-books. Mas também adaptamos esses temas e abordagens para Facebook e Instagram, buscando atingir um público mais amplo.

Já para a Toke e Crie, marca de produtos de artesanato, realizamos uma divulgação pesada nos stories do Instagram, compartilhamos vídeos de passo a passo no IGTV e no Facebook, além de promover lives no YouTube.

Nas estratégias de CiS, uni-ball, STABILO e Capricho criamos conteúdos complementares com enfoques diferentes: enquanto no Instagram, Facebook e Twitter utilizamos uma abordagem comercial, no TikTok temos como objetivo engajamento, proximidade e identificação com os seguidores.

Cada rede atinge um grupo de pessoas específico e nem todas são recomendadas para todos os negócios. É por isso que, no momento de realizar o seu planejamento, nós levamos em conta todos os aspectos da sua marca e do seu público-alvo.

E aí, sua mensagem está alinhada ao meio?

 

Apostar em novas ferramentas é fundamental para atingir um público maior e engajar os que já são fiéis, sugere especialista.

Difícil encontrar alguém que não utilize alguma rede social atualmente. O Instagram, plataforma que completou 10 anos em outubro, divulgou alguns dados oficiais e mostrou que é a 5ª rede social mais popular do mundo, com 1 bilhão de usuários ativos por mês, atrás do próprio Facebook (2,6 bilhões de usuários), do YouTube (2 bilhões), do WhatsApp (2 bilhões) e do WeChat (1,2 bilhão). 

Como um grande diferencial do aplicativo estão os filtros, que em época de distanciamento social, ganharam um novo e importante papel: uma alternativa lúdica para o dia a dia das pessoas, como uma válvula de escape em um espaço onde se permite criar. Mas não é somente para o usuário final que eles são úteis. 

Muitas empresas e marcas de todos os tamanhos e segmentos estão apostando na funcionalidade para atingir um público ainda maior e engajar os que já são fiéis. Criar filtros que mostrem o nome da sua marca, jogos relacionados ao seu segmento e/ou produto, assim como uma imagem que brinque com o conceito que a empresa acredita, são opções criativas que entram com facilidade no gosto dos usuários. 

“Quando a marca consegue desenvolver um filtro que proporciona uma experiência interessante e relevante para o cliente, o potencial de viralização é enorme. E claro, vale lembrar que é fundamental que a ideia do filtro seja pertinente ao produto e ao posicionamento da marca”, explica Ísis Vasques, diretora executiva da Agência Ecco.

Além dos clientes e fãs da marca, essa ação também funciona muito bem quando o foco é o público interno. Criar algo que desperte o senso de pertencimento e orgulho da equipe, como filtros relacionados aos setores da empresa, pode ser uma poderosa ferramenta de divulgação e engajamento. Pois nada impede que um colaborador seja um potencial consumidor com alto nível de interesse. “Além da visibilidade em si, os filtros por serem um meio de se manter próximo ao público, podem ajudar a divulgar uma causa e até mesmo um posicionamento da organização”, completa Isis.

 

Cada vez mais as marcas estão adotando o marketing de influência em seu plano de comunicação, seja somente um envio espontâneo de press kit ou, de fato, contratando influenciadores e celebridades para espalhar a mensagem sobre seu produto ou serviço.

Digo por experiência própria que este é um trabalho que exige muita pesquisa, estratégia, negociação, briefing, acompanhamento, mensuração de resultados, entre várias outras etapas.

Por isso, trouxe 6 pilares básicos que são infalíveis para ter bons resultados em campanhas com influenciadores:

 

1. Pesquise o nicho e aderência

Entenda o nicho de atuação e a aderência de cada influenciador com a sua marca.

Já pensou, por exemplo, enviar um press kit de hambúrguer congelado bovino para uma pessoa que é vegetariana? Micão, né?

O que nos leva ao próximo tópico.

 

2. Histórico

Este é, sem dúvidas, um dos pontos mais importantes: Pesquise sobre cada influenciador, sua trajetória e possíveis envolvimentos em polêmicas. Se algo não estiver de acordo com os valores da empresa, não siga em frente com essa contratação.

Uma escolha errada pode prejudicar a imagem da sua marca e gerar uma crise.

 

3. Números não são tudo

Já ouvi de alguns clientes: “Só queremos influenciadores com pelo menos 1 milhão de seguidores”. Não adianta ter muitos seguidores, se não tiver engajamento com o público e relevância com a marca ou tema da campanha.

Tenha isso em mente: engajamento e aderência são mais relevantes do que número de seguidores.

 

4. Cocriação

Seguir um roteiro definido ao pé da letra tira a naturalidade, os influenciadores estão se profissionalizando e muitos já falam abertamente com o público sobre o backstage das publicidades, se dedicando para produzir conteúdos mais criativos e eficazes.

Compartilhe com eles os objetivos da ação e dê espaço para que colaborem com o escopo de entregas e com o briefing, afinal, ninguém melhor do que eles pra conhecer seu próprio público.

 

5. Sinalização

Não incentive a publicidade velada, peça que adicionem essa informação nos conteúdos gerados. É de extrema importância se certificar de que você está contratando pessoas que sinalizam patrocínios.

 

6. Tenha tudo em contrato

Por fim, mas não menos importante, deixe tudo o que foi acordado em contrato. Isso traz segurança tanto para a empresa, quanto para o influenciador.

 

Reinvente

Diariamente, as pessoas são impactadas por publicidade em diversos meios. Como a sua campanha pode se diferenciar das demais?

 

Veja alguns dos nossos cases.

 

O conteúdo audiovisual dissemina a mensagem da sua empresa de maneira lúdica e informativa, aproximando os públicos de interesse.

Para a Adirplast (Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas e Afins), criamos vídeos que serão compartilhados nos canais da associação para fortalecer sua imagem.

Ao todo, a Ecco produziu sete vídeos, sendo que seis discutem a importância da conscientização no descarte correto do plástico e as ações educativas e sustentáveis que a associação apoia.

Já o sétimo vídeo aborda a importância do plástico na vida cotidiana. Sobretudo em momentos de crise, como a pandemia do coronavírus, em que os EPIs (equipamentos de proteção individual) são feitos a partir de materiais plásticos.

Com esses vídeos, a Ecco ressalta que o plástico não é um vilão contra o meio ambiente, mas sim o seu descarte incorreto.

Confira o conteúdo em nosso canal do YouTube:

 

Durante o período de quarentena, as lives tiveram um aumento vertiginoso. Elas se tornaram uma maneira de artistas e empresas se conectarem com o público e oferecerem uma distração durante os tempos difíceis que enfrentamos.

Além de serem fáceis de fazer, as lives têm baixo custo de execução e aproximam o público. Afinal, o artista está ao vivo com as pessoas, conversando, respondendo mensagens e compartilhando experiências.

Para divertir e ensinar novas técnicas de desenho e lettering, a Ecco promoveu lives nas redes sociais das marcas CiS, POSCA, STABILO e uni-ball. Artistas como Karol Stefanini, Crica Monteiro e Raquel Gorzalka passaram pelas redes sociais das marcas e geraram cerca de 70 mil impactos.

Fomos responsáveis pela estratégia, negociação com influenciadores e divulgação das lives. Está querendo trabalhar com marketing de influência para a sua empresa? A Ecco é especialista, chama a gente pra conversar!

 

Após a pandemia, o mundo não será mais o mesmo.

Por conta do isolamento social, a parcela de pessoas que ainda não estava habituada aos serviços digitais precisou aprender a comprar, realizar transações bancárias, consultas médicas e reuniões de trabalho pela internet.

Portanto, mais do que nunca, é hora de estar no digital.

Depois de conhecer as vantagens e conveniência do trabalho, consumo e comunicação on-line, muitas pessoas devem manter esses hábitos além da quarentena.

Repense sua presença on-line

Se os consumidores alteraram hábitos e aderiram aos meios digitais para quase todas as atividades cotidianas, as marcas também precisam se adequar a este novo momento.

Muitas empresas repensaram a comunicação para dialogar com o público de maneira mais empática, franca e humanizada. E essa valorização do essencial, mesmo que a distância, é uma tendência entre os consumidores.

Mas é claro que não é só o seu discurso que deve se adaptar a este novo momento. Seus canais digitais precisam ser funcionais e fáceis de encontrar. Já o atendimento, cada vez mais ágil.

Quer ajuda para adequar seu negócio aos novos tempos? A Ecco tem experiência em planejamento on-line, produção de sites e comunicação para redes sociais.

Vem trocar uma ideia com a gente!

 

Desde 2013, a Ecco é a agência responsável pela gestão dos canais digitais da STABILO no Brasil. Na época, a empresa não aparecia sequer no top 20 de vendas, mas graças a um planejamento bem estruturado, a marca de tornou um verdadeiro objeto de desejo.

Hoje, o Brasil é líder mundial de vendas dos produtos STABILO e ganhou status de “Love Brand”, em prêmio concedido pela matriz alemã.

As pesquisas pelo termo “STABILO” aumentaram 10 vezes no volume de buscas no Google, superando os principais concorrentes:

 

Em 12 meses de trabalho, a agência Ecco ajudou o Venice Ink Tattoo, estúdio de tatuagem localizado na zona norte de São Paulo, a alcançar mais de 1 milhão de pessoas e aumentar as vendas em 46%.

Realizamos todo o planejamento estratégico, definimos a persona do cliente e gerenciamos as redes sociais do Venice, aumentando o awareness sobre o estúdio para além da zona norte de São Paulo.

Em 2020, a pandemia do coronavírus colocou os artistas de tatuagem numa situação complicada. Para que o estúdio pudesse se garantir durante o período de quarentena, a Ecco realizou a campanha “Tattoos do Fim do Mundo”.

O cliente garantia a tatuagem exclusiva com preço promocional e fazia a tatuagem após a quarentena. O resultado fala por si só: mais de 130 tatuagens reservadas em apenas 20 dias, mais de R$ 38 mil em receita bruta e um ROI de 900%!

 
11/06/2020

ROI de 2047%

Em mais uma campanha de volta às aulas para a Lepok, a Ecco tomou a iniciativa de fazer algo diferente do que a rede de papelarias estava acostumada.

Investimos parte da verba de outra mídia e elaboramos uma ação de oportunidade com anúncios na Rede de Pesquisa do Google. Afinal, por meio das nossas análises, sabíamos que daria um bom resultado.

Dito e feito! Com um investimento de R$ 4.535,63 conseguimos um volume de vendas de R$ 97.387,98! Ou seja, um ROI extraordinário de 2047%!

 

A Ecco é pioneira no trabalho com influenciadores digitais. Desde 2011 fazemos todo o processo de seleção, curadoria, negociação, briefing, estratégia de conteúdo, gestão de entregas e análise de performance.

Ao longo desse período, já trabalhamos com maiores influenciadores do Brasil e mais de mil no total. Somando esses trabalhos, tivemos mais de 100 milhões de impactos, para marcas como STABILO, Moleskine, POSCA, uni-ball, entre outras.

Desenvolvemos uma metodologia própria de trabalho e, em média, conseguimos uma economia de cerca de 35% no total de cachês, fazendo os budgets dos clientes renderem muito mais.

Pensamos em estratégias eficientes e estamos sempre atentos às oportunidades para que nossos clientes cresçam ainda mais.

Conheça mais sobre nosso trabalho com influenciadores.