Dancinhas, vídeos bem-humorados e conteúdos rápidos: no TikTok, existe espaço para as empresas?

Com um boom de usuários no ano retrasado, a rede de vídeos curtos viralizou em 2019. Se antes o que a gente via por lá eram apenas dancinhas engraçadas, hoje nós vimos de tudo: de DIYs a conteúdos sérios, tudo vale.

A palavra de ordem do TikTok é criatividade. O conteúdo é único e o que repercute são recortes da vida real. Marcas que têm perfis ativos na rede devem manter a sua essência. 

 

Sobre a rede

A plataforma é focada em vídeos rápidos e, de acordo com um levantamento feito pela própria rede social, em dezembro de 2021 o TikTok já somava mais de 1 bilhão de usuários ativos — o que corresponde a 14% da população mundial. 

E a proposta do app é muito interessante: produzir e compartilhar vídeos rápidos sobre diversos assuntos. Lá, é você que manda: da edição à trilha sonora, quem escolhe a edição é você. 

 

TikTok para empresas

Por ser uma das redes sociais mais baixadas do mundo, será que a plataforma não é uma oportunidade para alcançar ainda mais o público da sua empresa? 

Antes de tudo, vamos analisar a sua marca: o seu consumidor está lá? De acordo com o levantamento feito pelo TikTok, 66% dos usuários têm menos de 30 anos (a maioria entre 16 e 24 anos). 

Se o seu público estiver nessa faixa etária, é hora de abandonar os velhos hábitos e mergulhar nas surpresas que a rede social pode proporcionar. 

  • Tudo começa pelo planejamento: assim como as outras redes sociais, os conteúdos para o TikTok exigem um planejamento alinhado com a estratégia de marketing da marca;
  • Conteúdos originais: pense em novas formas de se comunicar e se conectar com o público. Invista em conteúdos descontraídos e que gerem identificação;
  • Parcerias com influenciadores: com um time de influenciadores relevantes para o seu público, trabalhe numa estratégia de marketing de influência para a sua marca; 
  • Sintonia com as tendências: fique de olho nas trends do momento. Elas podem te ajudar na construção de um conteúdo interessante para alcançar mais pessoas;
  • TikTok Ads: a plataforma possui uma ferramenta de anúncios, para criar e gerenciar campanhas de divulgação.

 

Conclusão

O mundo tá rodando e quem fica parado é passado para trás. Com a certeza de quem é a persona da sua marca e o seu público-alvo, traçar uma estratégia de conteúdo para o TikTok pode levar a sua marca a outro nível.

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