Levar a sua marca para o on-line pode gerar bons resultados. O relacionamento com o público e concorrentes pode ser alavancado com o que você posta na internet. 

Mas, estar nos meios on-line requer atenção: você deve planejar como a sua marca vai se comportar e entender profundamente o que o seu público fala é essencial. Surfar nas ondas dos memes e gírias da moda nem sempre é uma boa ideia. Por isso, é importante que a sua comunicação esteja em sincronia com o nicho e consumidor da sua marca.

É por meio de estudos e análises que as marcas criam “personagens”, que refletem o consumidor ou a própria empresa. Elas são chamadas de personas, e se dividem em Brand e Buyer Persona.

Quer saber o que é e pra que serve cada uma? Vem com a gente:

 

Brand persona

Toda marca precisa de um tom de voz e um jeito específico para expressar seus valores. É traçando essa identidade verbal que se comunicar e se aproximar do seu público se torna uma tarefa muito mais fluida.

Brand persona se refere a qual é a cara da sua marca: se ela fosse uma pessoa, como essa pessoa seria? Como uma pessoa normal, a brand persona também pode se modificar com o tempo. Ele deve englobar tudo o que a sua marca representa, a sua essência e o que a sua marca quer transmitir para o público.

A brand persona ajuda o time de marketing a se comunicar com o público: seja nas redes sociais, no SAC ou via e-mail, a ideia é ter um norte pra isso. É importante que a sua brand persona seja levada em consideração em todos os pontos de contato com o cliente. Isso irá fortalecer o seu posicionamento.

 

Buyer persona

Conhecer profundamente o público-alvo da sua empresa é essencial para montar uma estratégia assertiva. 

Embora sejam parecidos, buyer persona e público-alvo são termos diferentes. De um modo geral, a buyer persona sintetiza o seu cliente ideal. Diferentemente do público-alvo, que se refere às características gerais dos consumidores de uma marca, ela é muito mais detalhada, trazendo as principais dores do cliente. Por sintetizar os principais traços do seu consumidor, ela vai guiar toda a sua estratégia de Marketing Digital.

 

Por onde começar?

Criar as personas é apenas a primeira etapa para que a sua estratégia de Marketing Digital dê certo. E, para isso, você pode contar com o nosso time de especialistas!