Fazer compras, salvar referências e se entreter: você já deve ter notado que, hoje em dia, as redes sociais não são mais apenas um lugar para se conectar com o mundo, né?

Mais do que uma ferramenta para se manter por dentro do que está rolando, as redes sociais fomentam um mercado que está crescendo cada vez mais: a economia de criadores. Se antes as pessoas criavam conteúdos por hobbie, hoje essa ação foi além do status e já é vista como uma profissão. 

 

Creator Economy

Em poucas palavras, a economia de criadores abriga o universo dos criadores de conteúdo e como eles monetizam suas criações. E este meio está crescendo: há mais de 50 milhões criadores de conteúdo no mundo – isso de acordo com uma pesquisa feita pela SignalFire há dois anos!

É importante ressaltar que, para ser um criador de conteúdo, não é necessário ter milhões de seguidores. Como exemplo, é só pegar vídeos bombadíssimos do TikTok: o público quer ouvir e saber a opinião de pessoas em quem confia e que fazem parte da sua bolha. 

 

Criando comunidades

Mais importante do que ter audiência é saber cuidar dela. E nisso, os criadores de conteúdo são a estratégia perfeita para manter um público interessado e engajado. 

Com conteúdos que conversam diretamente com algumas bolhas, o criador entende o que aquele público específico quer, gosta de consumir e ouvir, e como se conectar com ele. Aqui, entra um pilar muito importante: é preciso gerar valor com todo e qualquer conteúdo que publicamos nas redes sociais enquanto marca.

 

Oportunidade de crescimento

Com a co-criação em crescimento, a parceria das marcas com esses profissionais é fundamental para se conectar ainda mais com o consumidor. Eles conversam diretamente com nichos interessantes para cada ação da marca, ou seja, é uma estratégia muito mais relevante se comparada a ações massivas de marketing. 

Além disso, os números não mentem e essas parcerias resultam em vendas cada vez maiores. O Brasil está em primeiro lugar no ranking mundial em que influencers digitais são mais relevantes para a decisão de compra on-line, de acordo com um estudo da Cupom Válido, em parceria com Statista e HootSuite.

 

A sua marca está preparada para enfrentar esse novo universo digital, em que se conectar verdadeiramente e gerar valor é mais importante do que a venda pela venda e a ostentação?