Mostrar-se presente e ligado nas redes sociais já deixou de ser um diferencial há muito tempo. Hoje, é sabido que estar no mundo on-line é fundamental para as marcas que querem trilhar um caminho de sucesso e expandir os seus negócios.

Mas, além de marcar presença, também é preciso investir em uma estratégia que trará resultados e ajudará a sua marca a se destacar em meio ao turbilhão de postagens nas redes sociais. Uma das práticas que podem te ajudar nisso – e que vem ganhando cada vez mais importância no mercado – é chamada de social listening. Você já ouviu falar dela?

Esse é o nome dado ao trabalho de identificar todas as conversas e comentários feitos nas principais plataformas on-line a respeito da sua marca. Ele serve como uma excelente forma de ampliar e se aproximar ainda mais do seu público, especialmente porque te ajuda a entender as reais necessidades do seu cliente, engajar em assuntos do momento e criar conteúdos cada vez mais assertivos, que explorem ao máximo a qualidade dos produtos ou serviços que você oferece.

Essa “grande pesquisa” é feita por meio de termos e palavras-chave relacionadas ao nicho do seu negócio e, atualmente, já conta com inúmeras ferramentas que podem auxiliar sua equipe de gestão e planejamento de mídias sociais nesse processo, como Buzzmonitor, Audiense, Keyhole, Hootsuite Insights, Google Trends, Quintly e Brandwatch, por exemplo.

Por meio de uma análise atenta do que é dito nas redes a respeito da sua marca, é possível melhorar estratégias e criar uma comunicação mais certeira, que realmente gere novos leads para o seu negócio. Uma vantagem e tanto, não acha?

 

TÁ, MAS COMO EU COLOCO ISSO EM PRÁTICA?

 

O ideal é sempre contar com o apoio de ferramentas focadas em social listening, para agilizar e automatizar alguns processos. Porém, mesmo sem um grande investimento a curto prazo, é possível colocar parte dessa estratégia em prática no dia a dia da sua empresa.

De forma resumida, busque sempre:

 

1) TRAÇAR OBJETIVOS

O que você quer monitorar com essa pesquisa mais aprofundada e aproximada do seu público? Quais são os anseios e objetivos da sua marca?

 

2) DEFINIR PALAVRAS-CHAVE E TERMOS A SEREM BUSCADOS

Além do próprio nome da empresa e de seus concorrentes, quais são os principais termos ou palavras relacionadas ao seu produto, serviço ou nicho de mercado?

 

3) ORGANIZAR E ENTENDER TUDO O QUE FOI ENCONTRADO

Quais sentimentos seu público manifesta a respeito dos seus produtos ou serviços? Quais associações são criadas a partir deles? Quais dados você pode tirar disso tudo?

 

4) COLOCAR A MÃO NA MASSA

Quais melhorias ou novas estratégias podem ser aplicadas a curto prazo, depois que sua marca estudou e entendeu os dados obtidos? Como você pode usar as informações coletadas a seu favor?

 

5) MONITORAR RESULTADOS

As mudanças feitas estão dando certo? Como o seu público prioritário tem se comportado a partir delas?

 

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Esses são só alguns dos passos para você implementar essa estratégia na cultura da sua empresa. O caminho pode até ser longo, mas os resultados são promissores!

 

BORA FAZER ISSO ACONTECER?

 

Aqui na Ecco, contamos com um time completo e que está sempre de olho nas principais tendências não só das plataformas on-line, mas também do mercado, para levar a sua marca ao próximo nível e fidelizar seus consumidores.

Vamos conversar e, juntos, entender como a prática do social listening pode melhorar a comunicação do seu negócio e impulsionar suas vendas?

Manda um alô pra gente!