Nos últimos anos, muitas pessoas começaram a buscar alternativas on-line para bombar a sua marca e a produção de conteúdo digital teve um aumento significativo. Foi nesse contexto que o termo conteúdo humanizado se tornou popular entre os internautas. Mas, você sabe o que a expressão realmente significa? 

Como o próprio nome já revela, se trata de liderar um marketing humanizado, ou seja, com foco em um conteúdo que converse com as pessoas e as coloque no centro da sua estratégia de marca. 

É um conteúdo que entende o universo da buyer persona e propõe estimular e fortalecer o relacionamento entre o cliente e a empresa. Nesse tipo de conteúdo, os produtos e vendas massivas não estão no centro da estratégia, pois o propósito é gerar valor ao público. Afinal, conteúdos que não levam o consumidor em consideração tendem a perder relevância e passar despercebidos. 

Materiais superficiais estão cada vez mais perdendo espaço na internet. As pessoas querem interagir com conteúdos que se conectem com a sua realidade. Ao ter contato com a marca, o público quer sentir que aquilo foi feito para ele e, além disso, feito por alguém que entende as suas dores, sentimentos etc.

 

Na prática

Fazer um conteúdo humanizado requer estratégia e propósito, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Confira cinco dicas que separamos para você se tornar expert nesse tipo de abordagem!

 

Quem é ela?

Além de conhecer a persona da sua marca, é necessário saber quem é a sua buyer persona, ou seja, o cliente ideal para a sua empresa. Entender quais são os seus sentimentos, dores, preocupações e desejos vai te ajudar na construção de um conteúdo que converse com o seu público. 

 

Era uma vez

Invista num storytelling eficiente para a sua marca. A arte de contar histórias é fundamental no marketing, afinal, elas fazem parte da trajetória humana. Contar uma boa história é  muito importante para se conectar com o seu cliente. 

 

Falando à beça

A linguagem usada pela sua marca é essencial no processo de conexão com o cliente. Entendendo quem é o seu público e qual é a história que você vai contar, fica muito mais fácil adotar uma linguagem que converse com esses dois universos. É importante que ela seja adequada e faça sentido para o seu público. Após definir todas as características do tom de voz da sua marca, lembre-se: elas devem aparecer em todo tipo de conteúdo criado, ok?

 

Cara a cara

Engaje o seu público. As redes sociais são sinônimo de relacionamento e consideradas uma das maneiras mais assertivas de se relacionar com o cliente. Por meio delas, é possível compartilhar conteúdos que reforcem os valores da marca e conversem com o público, além de mantê-lo engajado. Por isso, não deixe as interações de lado: elas são um excelente termômetro.

Agora que você já sabe o que é conteúdo humanizado e qual a sua importância, por que não repensar a estratégia da sua marca e impulsioná-la no meio on-line? Temos um time incrível que está pronto para te ajudar nessa missão. Vamos lá?