Nos últimos dois anos, o mundo presenciou muitas mudanças. Foi preciso se reinventar e encontrar novas maneiras de nos relacionarmos com o meio e com o outro. 

Neste contexto de mudanças em ebulição, o marketing ganhou uma nova notoriedade, afinal, com o distanciamento social e as restrições que ultrapassavam as barreiras físicas, usar os meios digitais para divulgação de produtos ou serviços era a maneira mais eficiente de crescer a sua marca. 

De olho no cenário para o próximo ano, separamos quatro tendências que vão movimentar o marketing digital em 2022:

 

1_ Conteúdo em forma de vídeos curtos

A popularização do TikTok e a febre dos vídeos curtos estão transformando a maneira como produzimos e consumimos conteúdos — dentro e fora das redes. Conteúdos neste formato farão parte da estratégia de comunicação de qualquer marca em 2022.

 

2_ Social selling

Sinônimo de relacionamento com o consumidor, as redes sociais estão ganhando mais um propósito: ser um canal de vendas. Se antes as pessoas usavam o Instagram e Facebook para conhecer novas marcas e salvar inspirações, hoje elas enxergam as redes como um canal de compra também.

 

3_ User generated content (conteúdo gerado pelo usuário)

O consumidor quer ver, ouvir e saber a opinião de pessoas reais em relação a serviços e produtos. Por isso, as recomendações de influenciadores digitais (e não personalidades famosas), estão ganhando cada vez mais destaque pelos usuários. O conteúdo gerado por eles é considerado pelos consumidores no momento da compra. 

Com isso, a participação de usuários na estratégia de comunicação é uma tendência que ganha força no próximo ano.

 

4_ Eventos híbridos

Mesmo com a volta de encontros presenciais, o on-line ainda estará presente no que diz respeito a shows, palestras etc. As marcas investirão cada vez mais na tecnologia por trás de eventos on-line, a fim de aperfeiçoar a experiência do usuário. 

 

Aqui na Ecco, estamos sempre de olho nas principais tendências de comunicação. Pronto para levar a sua marca a outro nível no próximo ano?