Muito além de um espaço para lazer e entretenimento, é sabido que as redes sociais têm um forte poder de distribuição de conhecimento e persuasão do consumidor. Elas não são (pelo menos não mais) só uma vitrine da imensa lista de produtos ou serviços que a sua marca tem a oferecer para as pessoas.

O mundo girou. Tudo ao nosso redor evoluiu. Não existe mais fórmula mágica para aprender algo. Hoje, esse processo vai muito além da leitura de um livro ou de uma pesquisa aprofundada numa enciclopédia, e as redes sociais desempenham um grande papel nessa mudança no modo como aprendemos ou buscamos nos informar sobre as coisas.

Os usuários mais jovens TikTok, por exemplo, estão cada vez mais por dentro de pautas importantíssimas, como política e saúde, e utilizam dessa rede para buscar informação com muito mais frequência do que o próprio Google, segundo o vice-presidente da empresa.

 

O MUNDO É DOS PRÁTICOS

Que atire a primeira pedra quem nunca pesquisou a solução de um problema do dia a dia, por mais básico que ele fosse, no TikTok… Tem vídeo pra absolutamente tudo por lá, desde professores ensinando macetes para aprender aquela matéria difícil até donas de casa que ajudam outras outras pessoas a trocarem a resistência de um chuveiro elétrico.

Esse papo não é sobre entreter. É sobre ensinar, recomendar e informar entretendo. Afinal, todos nós estamos buscando respostas a todo momento, sobre os mais variados assuntos, e consumi-las de forma leve, prática e prazerosa torna a vida muito mais fácil.

Em meio a essa nova era da absorção e compartilhamento de informações, sai na frente quem comunica de forma clara, divertida e objetiva, sem rodeios. Então, fica aqui a reflexão: como sua marca anda conversando com os públicos que deseja atingir?

 

AS DIFERENTES FACES DO SABER

Quando falamos em compartilhar conhecimentos e informações, não estamos abordando somente aquilo que impacta toda a sociedade. Às vezes, o que uma pessoa precisa em determinado momento é de uma dica para manter o foco nos estudos; já outra, de uma recomendação de um bom restaurante para comemorar o aniversário de namoro.

Todo mundo tem algo a ensinar e, para todos os assuntos, sempre existe alguém disposto a aprender. É por isso que, vira e mexe, vemos nichos super específicos bombando nas redes sociais, já que os internautas estão constantemente descobrindo novas pautas e conhecimentos para engajar, opinar ou simplesmente compartilhar com suas comunidades.

Em pesquisa realizada no app do momento, 78% dos usuários do TikTok concordaram que a plataforma é uma ferramenta para encontrar novas opções de lazer, produtos e serviços. Ou seja, isso reforça ainda mais a necessidade que as marcas têm de se estabelecer nessa rede com um planejamento sólido e alinhado aos seus públicos-alvo, para alcançarem cada vez mais leads e construírem território.

 

AINDA DÁ TEMPO

A vida na internet mais parece uma montanha-russa, de tantas voltas que precisamos dar e ferramentas ou conceitos novos que precisamos aprender para que o nosso trabalho alcance o resultado esperado.

Por isso, contar com a ajuda de uma equipe especializada, que se debruça todos os dias para entender e estudar o comportamento dos usuários nas redes, é essencial para alavancar as vendas do seu negócio.

Se a sua marca não está no TikTok, saiba que ainda dá tempo! E nós, da Ecco, podemos te ajudar a levá-la para o próximo nível com uma comunicação clara, certeira e descontraída.

Procure a gente, vamos conversar!