*Por Vinícius Honório, social media e redator da Agência Ecco

 

Mesmo com o fenômeno TikTok em jogo, que chegou chegando e transformou o jeito das marcas se comunicarem com seus públicos, a rede do passarinho azul continua se reinventando e incluindo novos recursos para oferecer conexões relevantes aos usuários – como os recentes Fleets e Spaces, por exemplo.

O Twitter é, e ouso dizer que sempre foi, o berço de muitas pérolas da internet. Memes, tendências, correntes de interação… Tudo isso num compilado de pouquíssimos caracteres, daquele jeitinho direto, informal e rápido que os novos tempos pedem.

A verdade é que, depois de nascerem no Twitter, esses momentos marcantes são levados para outras redes e impactam todo mundo. Afinal, quem é que não lembra dos tweets antigos do Neymar? E do embate entre os millennials e a geração Z? Pois é.

Indo muito além da diversão, o Twitter também se transformou, ao longo dos últimos anos, numa grande rede de compartilhamento de informações e vivências. Você quer se divertir? Entre no Twitter. Você quer se inspirar? Entre no Twitter. Você quer ficar por dentro dos principais acontecimentos do dia? Entre no Twitter.

Digitando uma simples palavra ou nome na barra de busca da ferramenta, você encontra uma enxurrada de manchetes e opiniões a respeito dos mais variados assuntos. E é nessa imensidão de tweets que, a meu ver, está o caminho para o sucesso das marcas no Twitter.

Abaixo, comento sobre três práticas que julgo essenciais para o seu negócio viralizar nessa rede. Vem comigo?

 

Mantenha-se informado

Estar por dentro do que acontece no Brasil, no mundo e nos diferentes nichos do Twitter é imprescindível para qualquer profissional que busca resultados dentro dessa plataforma. Tudo pode gerar insight para o seu próximo tweet ou ação de marketing.

Ignorar o que ocorre ao seu redor e ao redor do seu público – seja na vida online ou offline – não é de bom tom, especialmente num momento em que as marcas querem estar inseridas no cotidiano das pessoas e, mais do que nunca, que elas se identifiquem com os seus conteúdos.

 

Vá além do SAC 2.0

Personalizar as respostas da sua marca e mostrar-se próximo dos clientes já deixou de ser um diferencial há muito tempo. As pessoas querem ser surpreendidas com conteúdos criativos e que estejam relacionados com os interesses delas, com as pautas que elas gostam e prezam por acompanhar. Por isso, conhecer o seu público é mais do que necessário: é a chave para o sucesso.

Venda o seu peixe, mas também divirta, interaja e crie conexões reais. Esteja por dentro e saiba o contexto das gírias e dos memes para não perder nenhuma oportunidade.

 

Entre na conversa

Quantas vezes você já se deparou com um retweet que, por conta do comentário feito ou da mídia adicionada antes do compartilhamento, bombou mais do que a publicação original?

Usar um comentário, uma menção ou um tweet aleatório a seu favor – sempre de forma inteligente, criativa e relevante para a sua marca – é o jeito mais prático de engajar no Twitter. Tudo depende de você. O importante é não deixar de abraçar ou de criar novas oportunidades.

Um case bem bacana que rolou aqui na Agência Ecco nasceu exatamente assim: em novembro de 2020, utilizamos uma trend do momento para interagir com o público da STABILO, marca alemã de materiais escolares, no Instagram. O sucesso foi tão grande que uma das respostas do post foi parar no Twitter e, em poucas horas, viralizou.

https://twitter.com/KIWISENSITIVE/status/1326866019898585088

“Larrie” é o nome dado à pessoa que acredita que Louis Tomlinson e Harry Styles, ex-integrantes da boy band inglesa One Direction, formam um casal. O shipp é bem comum no Twitter, principalmente entre as fãs da banda.

O resultado de toda essa “brincadeira” foi um retweet com quase 350 mil impressões orgânicas e uma ação com a papelaria Lepok, que disponibilizou em seu site um cupom de desconto exclusivo para as STABILarries.

https://twitter.com/stabilobrasil/status/1326946494243627009?s=20

https://twitter.com/lepokpapelaria/status/1327280178645577732?s=20

Viu só como é importante conhecer diferentes nichos e aproveitar as oportunidades do dia a dia? Intromissão é tudo nessa vida. E não existe lugar melhor do que o Twitter para colocar essa estratégia em prática.

Aqui na Ecco, temos um time de mídias sociais que está sempre por dentro de tudo o que rola nas redes e prontíssimo para te ajudar nessa missão. Vamos conversar?