Quando o digital passou a fazer parte das estratégias de comunicação, a regra era simplesmente reproduzir o conteúdo off-line. Logo, percebemos que isso não dava certo e que este novo ambiente pedia estratégias e linguagens próprias. Marshall McLuhan já dizia: “o meio é a mensagem”.

A partir daí, vivenciamos descobertas quase que diárias sobre as melhores formas de nos comunicar com o público. São mudanças constantes e cada vez mais rápidas.

Hoje, é impossível falar de comunicação on-line sem redes sociais, mas é claro que também existe uma pegadinha aí: nem todas elas funcionam da mesma maneira, nem atraem o mesmo público.

Diferentes, mas conectadas

Apesar de serem diferentes, estão sempre extremamente conectadas. Por isso, nas nossas estratégias de comunicação levamos em conta quais são as melhores maneiras de abordar conteúdos relevantes para cada um dos nossos clientes.

Para a activas, distribuidora de resinas termoplásticas, investimos em artigos do LinkedIn e e-books. Mas também adaptamos esses temas e abordagens para Facebook e Instagram, buscando atingir um público mais amplo.

Já para a Toke e Crie, marca de produtos de artesanato, realizamos uma divulgação pesada nos stories do Instagram, compartilhamos vídeos de passo a passo no IGTV e no Facebook, além de promover lives no YouTube.

Nas estratégias de CiS, uni-ball, STABILO e Capricho criamos conteúdos complementares com enfoques diferentes: enquanto no Instagram, Facebook e Twitter utilizamos uma abordagem comercial, no TikTok temos como objetivo engajamento, proximidade e identificação com os seguidores.

Cada rede atinge um grupo de pessoas específico e nem todas são recomendadas para todos os negócios. É por isso que, no momento de realizar o seu planejamento, nós levamos em conta todos os aspectos da sua marca e do seu público-alvo.

E aí, sua mensagem está alinhada ao meio?