Mais do que nunca, a publicidade está presente nas redes sociais. A novidade da vez é que o Instagram passará a aceitar anúncios na ferramenta Reels, o que torna uma boa oportunidade para as empresas brasileiras promoverem seus produtos e serviços de uma maneira mais descontraída. Pesquisa sobre os hábitos dos brasileiros no Instagram, realizada pela Opinion Box, revela que 82% dos usuários da rede social seguem alguma marca ou empresa.

Segundo Isis Vasques, diretora executiva da Agência Ecco, a novidade é uma grande oportunidade para as companhias saírem na frente da concorrência. “Marcas que possuem um público bastante adepto nas redes sociais precisam ficar de olho, pois certamente eles estão consumindo cada vez mais conteúdos no Reels. De fato, esse é um bom lugar para atingir mais usuários que vão contribuir para o crescimento do seu negócio”, avalia. “Por isso, sempre saliento a importância das empresas estarem antenadas e ter o auxílio de uma equipe especializada. Contar com um time de pessoas mais jovens também é muito vantajoso, já que esse público costuma ser bem atualizado das novidades no universo da internet”, complementa.

Comportando vídeos de 3 a 30 segundos diretamente dentro do aplicativo, o Reels funciona de uma maneira que naturalmente já o destaca. “No aplicativo existe um atalho exclusivo para que o usuário explore esses vídeos, permitindo assim que ele chegue a uma base maior de usuários, além de alcançar pessoas que ainda não conhecem a sua marca”, explica a executiva da Agência Ecco.

Para auxiliar as empresas a explorarem melhor o Reels, Isis Vasques preparou uma lista com dicas e vantagens sobre a sua utilização. Confira:

 

1. Maior alcance

Por ser uma ferramenta nova na plataforma, os algoritmos do Instagram trabalham para que o Reels atinja ainda mais usuários do que os outros formatos, como os posts estáticos.

 

2. Destaca conteúdos relevantes

O Instagram sempre envia para a aba “explorar” conteúdos que o algoritmo entende ser interessante. Portanto, os Reels têm grande potencial de aparecer nessa seção por ser uma ferramenta nova favorecida pelo próprio aplicativo.

 

3. Conexão com o público por meio de trends

Estamos em uma era em que a conexão sincera com o público se tornou cada vez mais importante. É essencial que as marcas falem a linguagem do seu público. Com o Reels, é possível entrar nas trends do momento e criar vídeos de forma mais descontraída.

 

4. Parcerias com influenciadores

O Reels é um queridinho dos influenciadores digitais. Se a marca e/ou empresa não tem uma pessoa para aparecer e gravar os vídeos, é possível procurar influenciadores do seu nicho para realizá-los. Como eles já possuem uma desenvoltura para esse formato, certamente são uma ótima opção para se comunicar com o público final.

 

5. Aumento do engajamento e possibilidade de efeito viral

Por ser um conteúdo curto e criativo, os Reels acabam gerando automaticamente mais engajamento. As pessoas comentam e compartilham os que acham interessante ou se identificam. No caso de um conteúdo contar com alto engajamento, há grandes chances de se tornar um vídeo viral, sendo compartilhado em grupos do WhatsApp e até mesmo aparecendo em outras redes sociais.