Quando pensamos em redes sociais, imediatamente visualizamos millennials ou jovens da geração Z descendo a ”for you” do TikTok enquanto acompanham os assuntos mais bombados do momento. Afinal, são essas as pessoas que consomem a internet, certo?

Errado! O público 60+ mais está cada vez mais ativo no ambiente virtual: de acordo com pesquisas recentes, 97% das pessoas com mais de 60 anos no Brasil navegam na rede mundial de computadores.

 

Benefícios dessa conexão

O percentual exorbitante de idosos antenados é explicado a partir do momento em que entendemos o quão benéfica é essa conexão para a saúde deste grupo de pessoas:

  • Melhora a qualidade de vida: a internet é capaz de diminuir a solidão que idosos costumam relatar nesta fase da vida.
  • Atenua a saudade: com os artifícios das redes sociais, é possível conversar e acompanhar os familiares.
  • Descomplica o cotidiano: atividades do dia a dia, como agendar um médico ou efetuar pagamentos, são facilitadas.
  • Mantém a mente ativa: existem muitas distrações capazes de ocupar a mente do idoso na internet.

 

Sobre a negligência

Apesar do público 60+ participar intensamente da internet, falta acessibilidade no meio digital.

Incômodos, como fontes e ícones pequenos, linguagem informal, layouts complicados, conteúdos complexos, preconceitos e uma infinidade de outras adversidades, prejudicam a experiência desses usuários.

 

Propague a inclusão

Não contribua com essa exclusão. Pegue as dicas que separamos para você e inclua o público sênior em suas comunicações:

 

  1. Fuja de estereótipos ultrapassados

Sabe aquela ideia de idoso sentado na cadeira de balanço enquanto faz crochê? Tire ela da sua cabeça! Pessoas mais velhas possuem individualidades e não cabem dentro de um só padrão.

 

  1. Foque em acessibilidade

Garanta que o seu site seja capaz de fornecer igualdade de navegação para todos: invista em funções de zoom, aumento do tamanho da fonte e do espaçamento entre linhas, ampliação do cursor do mouse, opção de leitor de texto e outros recursos que facilitam a experiência do usuário. 

 

  1. Seja objetivo

Pessoas mais velhas tendem a preferir mensagens mais simples e diretas. Por isso, fuja de imagens e textos prolixos e com excesso de gírias e duplo sentido.

 

Agora que você já sabe a importância de incluir todos os públicos em suas comunicações, podemos refletir sobre o planejamento da sua marca. Vamos juntos nessa?