31/07/2019

É crise. E agora?

Estar nas redes sociais é palavra de ordem para as marcas e isso está longe de ser novidade. A exposição alcança um maior número de pessoas, ajuda no conhecimento do negócio e promove uma proximidade com o público-alvo.

Ao olhar só para o lado positivo do mundo digital, encontramos, sim, inúmeras oportunidades. Por outro lado, “botar a cara” no mundo traz mais vulnerabilidade. Se você está disposto a aparecer mais, precisa saber lidar com todos os fatores externos que podem chegar às páginas de sua marca.

Sabe aquele post que você jurava que iria ter um super engajamento? Apenas um comentário negativo sobre a imagem publicada, a estratégia ou o objetivo do post pode transformar uma publicação de sucesso em uma crise para a imagem da marca.

A partir do momento em que é identificada uma possível crise, um fator transformador para o desenrolar é: relacionamento. As pessoas que estão fazendo a crítica, estando ou não com a razão, precisam ser ouvidas, entendidas e respondidas. Por isso:

Conheça seu público. Identifique o perfil de quem iniciou o problema para saber como lidar com ele: seria um cliente pragmático? Ou analítico? O modo como ele se posiciona ajuda a traçar qual a melhor estratégia para os próximos passos. O que leva a outra palavra primordial: agilidade. Ninguém quer esperar nas redes sociais, independentemente do perfil. Um comentário respondido rapidamente vai reforçar a transparência da empresa e o desejo em resolver aquele caso.

Descubra o que gerou a crise. Não identificou de imediato a origem do problema? Investigue com o reclamante por mensagem privada, telefone ou e-mail todo o ocorrido para, assim, acionar os responsáveis e ter respostas assertivas. Foi um erro da empresa? Assuma, faça uma retratação com os envolvidos e, depois, publicamente. Não negue problemas, busque soluções.

Aprenda com a crise. Não possui um manual de gestão de crises? É hora de criar. Esse manual deve conter os procedimentos que podem ser adotados e adaptados para cada etapa da crise, de acordo com a missão, visão e valores da empresa, e auxilia a controlar a situação, sem agir de forma precipitada.

Efeito iô-iô. Certifique-se de que todas as pontas foram amarradas, que os envolvidos tiveram respostas e soluções, e tome cuidado para que nada se solte e volte à tona. Uma crise que vai e volta ganha força e pode ficar incontrolável.

Esses passos podem parecer básicos, mas, na hora da crise, muitas vezes, eles são deixados de lado até mesmo por grandes organizações. Por isso, invista em conhecer com quem sua marca está falando e descubra como seus públicos-alvo precisam ser tratados no meio digital. E, acima de tudo, gere confiança. Seus clientes são o espelho da sua marca para o mundo.