As redes sociais estão mudando a maneira como consumimos conteúdos ou nosso comportamento nas redes está mudando a maneira como eles são feitos? 

Com as transformações na tecnologia e acontecimentos mundiais que balançaram o planeta nos últimos anos, as redes sociais estão numa crescente de mudança que parece não ter data para terminar. Nessa constante, as marcas precisam se manter atualizadas: só assim vão conseguir manter o público engajado e presente nos canais on-line.

Confira as principais tendências para as redes sociais nos próximos anos:

 

UX na rotina 

A maneira como os usuários vêm consumindo informações na internet está mudando. Novos perfis e gerações já não se conectam com práticas antigas. Com a popularização do TikTok, por exemplo, o Google vem perdendo espaço para buscas mais rotineiras e as empresas precisam se reinventar para conquistar a atenção dos usuários. 

Um exemplo disso é como a Geração Alpha se difere das gerações anteriores na busca de informações no Google: ao invés de considerar apenas as primeiras páginas como conteúdos seguros, esse usuário está disposto a conferir as páginas adiante para encontrar o que precisa. Ou seja, muito mais do que usar o SEO para ficar nas primeiras páginas do Google, as marcas precisam usar práticas de UX como aliadas para ganhar a atenção e confiança do usuário.

 

Employer Branding

Quem acompanha o LinkedIn deve ter percebido o boom de usuários ativos que a rede recebeu após o período de pandemia. Celebrar conquistas, fechamento de ciclos e trocas de conhecimento se tornaram práticas comuns não somente para empresas e criadores de conteúdo da rede, mas para os próprios profissionais, de maneira espontânea.

Com isso, encarar os colaboradores como verdadeiros influenciadores digitais e com um potencial de alcance gigante a ser explorado deve ficar no radar de grandes marcas. 

 

Causas sociais

As novas gerações terão uma atuação ainda mais ativa em causas sociais neste ano. De acordo com o Trends Reports 2023 do Instagram, a cada quatro usuários de redes sociais, três desejam seguir um influenciador que tenha uma deficiência.

Estimular uma rede mais diversa e inclusiva será fundamental para que as marcas tenham sucesso nas redes em 2023.

 

Conteúdo centrado no bem-estar

Em um estudo conduzido pela MarketCast, em 2022, 90% dos usuários que descobriram produtos pelo TikTok, mas realizaram a compra fora do app, se sentem felizes e nunca ficam entediados com a rede social.

Em meio a um mundo que não para de se transformar e nos impactar com questões políticas, ambientais e econômicas, os usuários buscam na rede um alívio para essa turbulência geral. Conteúdos que estimulem o bem-estar, falem de autocuidado e façam o seguidor rir serão cada vez mais buscados.

 

Mais pessoas do que dados

Acompanhar métricas importantes nas redes sociais e estar por dentro das principais tendências em conteúdo são etapas fundamentais para se manter ativo em qualquer rede. Mas, em 2023, ouvir o que o usuário tem para falar, acompanhar as conversas na rede e se aprofundar no universo de um determinado assunto será muito mais importante.

Mais do que dados, entender o contexto de quem interage nas redes é a peça-chave para uma atuação de sucesso nas redes sociais neste ano.

 

Aqui na Ecco, temos um time de Social Media focado em estratégias promissoras para sua marca crescer em 2023. Vamos juntos? Converse com a nossa equipe.

 

Fontes: Trend Report 2023, Veja Rio, What’s Next Trend Report.