Nos últimos dois anos, o mundo presenciou muitas mudanças. Foi preciso se reinventar e encontrar novas maneiras de nos relacionarmos com o meio e com o outro.
Neste contexto de mudanças em ebulição, o marketing ganhou uma nova notoriedade, afinal, com o distanciamento social e as restrições que ultrapassavam as barreiras físicas, usar os meios digitais para divulgação de produtos ou serviços era a maneira mais eficiente de crescer a sua marca.
De olho no cenário para o próximo ano, separamos quatro tendências que vão movimentar o marketing digital em 2022:
1_ Conteúdo em forma de vídeos curtos
A popularização do TikTok e a febre dos vídeos curtos estão transformando a maneira como produzimos e consumimos conteúdos — dentro e fora das redes. Conteúdos neste formato farão parte da estratégia de comunicação de qualquer marca em 2022.
2_ Social selling
Sinônimo de relacionamento com o consumidor, as redes sociais estão ganhando mais um propósito: ser um canal de vendas. Se antes as pessoas usavam o Instagram e Facebook para conhecer novas marcas e salvar inspirações, hoje elas enxergam as redes como um canal de compra também.
3_ User generated content (conteúdo gerado pelo usuário)
O consumidor quer ver, ouvir e saber a opinião de pessoas reais em relação a serviços e produtos. Por isso, as recomendações de influenciadores digitais (e não personalidades famosas), estão ganhando cada vez mais destaque pelos usuários. O conteúdo gerado por eles é considerado pelos consumidores no momento da compra.
Com isso, a participação de usuários na estratégia de comunicação é uma tendência que ganha força no próximo ano.
4_ Eventos híbridos
Mesmo com a volta de encontros presenciais, o on-line ainda estará presente no que diz respeito a shows, palestras etc. As marcas investirão cada vez mais na tecnologia por trás de eventos on-line, a fim de aperfeiçoar a experiência do usuário.
Aqui na Ecco, estamos sempre de olho nas principais tendências de comunicação. Pronto para levar a sua marca a outro nível no próximo ano?