Você provavelmente já percebeu como as trends estão dominando as redes sociais – e se deparou com alguma também. E nem precisa ser heavy user para já ter visto a quantidade de vídeos que surgem a partir de um tema, um áudio engraçado ou uma dança que fica famosa em plataformas como TikTok, Instagram ou no X. 

As trends têm ganhado cada vez mais espaço e se tornado um gancho para as marcas e criadores de conteúdo se conectarem de maneira mais eficaz com seu público. E, mais do que isso, uma ferramenta poderosa que influencia comportamentos e guia escolhas de consumo, se usadas da maneira e no tempo correto. 

 

Afinal, o que são trends?

As trends, termo em inglês para “tendências”, são assuntos em alta que, rapidamente, fazem sucesso com os usuários das redes sociais. Elas podem surgir de um tema específico, um filme, uma novela, uma música; de vídeos engraçados ou de notícias que viralizam e ganham espaço para a criatividade. 

Atualmente, o TikTok tem sido a rede que mais influencia na criação das trends, impulsionadas principalmente pela Geração Z, que está mais ativa na rede. 

 

A estratégia por trás das trends:

Segundo o Global Consumer Insights Survey 2018, aproximadamente 77% dos brasileiros são influenciados nas redes sociais antes de decidir adquirir um produto ou serviço. Isso significa que existe um passo a mais na jornada de consumo e o uso de conteúdos criativos pode ser uma porta para chegar lá. É aí que as trends entram em cena!

Entender sobre o assunto é muito importante, especialmente para quem atua na área de Comunicação. Mas, você sabe como aproveitar essas tendências de forma estratégica em seu trabalho? Separamos 4 dicas que podem te ajudar! 

  • Consuma conteúdos sempre: você pode utilizar ferramentas especializadas para monitorar os assuntos do momento, como o Google Trends, ou ser heavy user das redes sociais que mais lançam trends, como o TikTok e o X. Assim, você ficará por dentro de tudo o que está em alta e poderá entender quais assuntos ou conteúdos se enquadram com a persona da sua marca ou dos seus clientes.
  • Não copie, recrie: é verdade que utilizar temas atuais como referência pode ser um ótimo método para produzir mais conteúdos, mas a autenticidade é o segredo para se destacar.
  • Pense rápido: com o dinamismo das redes sociais e o bombardeio de conteúdos, as trends aparecem e se tornam ultrapassadas quase na mesma velocidade. Então, ter agilidade e rapidez para criar é essencial. 
  • Adapte o conteúdo e mantenha a essência: ao identificar uma oportunidade, devemos lembrar de trazer a essência da marca, mantendo sempre a brand persona dela, mas de uma maneira que traga elementos de rápida identificação do público com o tema. Essa abordagem é um excelente meio para ganhar visibilidade e fortalecer a conexão com os seguidores.

 

E aí, curtiu as dicas?

Aqui na Agência Ecco, temos um time de profissionais que está sempre por dentro das trends para desenvolver projetos originais, criativos e estratégicos quando o assunto é a comunicação da sua empresa.

Você pode conferir nosso trabalho em nossas redes sociais.