Nos últimos anos, alguns assuntos focados em diversidade ganharam destaque, como a questão da comunicação inclusiva. Um debate cada vez mais inclusivo está sendo colocado em destaque, e o jeito que nos comunicamos é personagem principal nesse diálogo. Afinal, ela faz parte da nossa comunidade e abraçar todos num contexto seguro é mais que necessário.

Comunicação inclusiva é conjunto de ações para que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades de acessibilidade, independentemente das características, físicas, emocionais, culturais ou psíquicas. É um movimento de respeito à diversidade.

 

Comece agora

O momento certo para dar os primeiros passos numa comunicação inclusiva é agora. Falar com todos é mais que necessário. O ideal é começar com pequenos passos, mas não deixar o início para depois. 

Para te ajudar nesse processo, separamos os três pilares fundamentais para que isso aconteça:

 

Pessoas antes de tudo

A pessoa sempre vem antes das suas características e as especificidades, como gênero, sexualidade etc. devem ser mencionadas apenas quando necessário. Por isso, ao invés de usarmos “Vaga para desenvolvedor de software”, o ideal é seguirmos com “Vaga para pessoa desenvolvedora de software”. 

 

Linguagem universal

Siglas específicas e jargões de algumas bolhas podem dificultar o entendimento de algum conteúdo. Dê preferência a frases e palavras que sejam de conhecimento geral. 

 

Sem medo de pesquisar

Ninguém nasce sabendo tudo. Sendo assim, use a internet ao seu favor e pesquise por tudo aquilo que não sabe ou não tem certeza. Nunca dê força às dúvidas.

 

Lembre-se que sempre é tempo de aprender. Olha só esse comentário que rolou tempos atrás no Twitter.

 

Canais para acompanhar 

É importante estar em sintonia com as pessoas e com o mundo também. Novas ferramentas e estratégias estão em constante evolução. Então anota aí alguns conteúdos e canais para você consultar:

  1. Redesign for All (Instagram)
  2. Inclusive Design (materiais em inglês da Microsoft)
  3. Nath Santos (Instagram)
  4. Luana Brigo UX writer (Instagram)
  5. Manual da linguagem inclusiva (TikTok)
  6. Ivan Baroon (Instagram)

 

Vamos começar? Estamos aqui para te ajudar nessa ;).