A essa altura você já deve ter ouvido falar dos serviços do Google, certo? E em como eles ajudam marcas a venderem mais por meio das buscas, não é mesmo? Pois bem, é aí que entra o SEO, Search Engine Optimization (ou Otimização para Mecanismos de Busca, em português), um trabalho estratégico que deve ser aplicado ao seu site ou blog para aumentar a visibilidade da sua marca nos resultados orgânicos dos buscadores.
Chamamos de resultados orgânicos pois, diferentemente dos links patrocinados, pelos quais você disputa um leilão pelas palavras-chave em que deseja aparecer e paga a cada clique que receber, aqui é o algoritmo que tem poder total: ele rastreia as páginas do seu site, as classifica em um índice gigantesco e aplica centenas de “filtros” para ordenar os resultados que serão exibidos para o usuário.
As ações estratégicas para conquistar um lugar entre os resultados selecionados pelo Google passam por todas as áreas envolvidas na construção do site: TI, Marketing, Conteúdo, Comercial, Assessoria de Imprensa e outras, devendo sempre estarem atreladas ao modelo de negócio e à linha de comunicação da marca (tom de voz, persona, público-alvo).
Os principais aspectos avaliados pelo algoritmo para classificar os sites podem ser divididos em alguns grandes grupos: conteúdo, tecnologia, acessibilidade e autoridade.
O conteúdo é referente às páginas do site e engloba textos, imagens, vídeos, infográficos, produtos, formulários, menus e tudo que é visível para o usuário. A tecnologia refere-se ao modo como o site é construído, quais linguagens foram utilizadas e como permitir que o algoritmo consiga rastrear todas as páginas existentes. Acessibilidade, também conhecida como experiência do usuário, foca em questões heurísticas e na forma em que o conteúdo é apresentado nas páginas. Por último, a autoridade consiste em passar confiança e credibilidade, tendo uma marca que seja referenciada por outros sites e divulgada na imprensa.
O princípio do trabalho de SEO se dá com a pesquisa de palavra-chave, que consiste em estudar o comportamento do usuário e entender quais termos ele utiliza quando está buscando pelo produto ou serviço que você tem a oferecer. Idealmente, cada página do seu site deve abordar um tema específico que englobará um conjunto de palavras-chave similares utilizadas pelo usuário. Se a sua marca comercializa sapatos, por exemplo, seu site pode ter os temas e palavras-chave a seguir:
Sapatos
- sapatos de salto alto
- sapatos vermelhos
- sapatos sem salto
Tênis
- tênis nike
- tênis adidas
- tênis puma
Sandálias
- sandálias plataforma
- sandálias anabela
- sandálias rasteiras
A partir dessas palavras é que você deve construir as páginas do seu site, dentro de uma estrutura que faça sentido e apresente o máximo de produtos ou serviços comercializados, garantindo, assim, a visibilidade da marca quando os usuários estiverem procurando por esses termos no Google.
Por isso, é importante que as estratégias de SEO façam parte desde o início do projeto para que seu site seja bem construído, facilmente navegável e tenha um conteúdo relevante que aumente a sua visibilidade nas buscas orgânicas do Google. E para isso, o profissional de SEO é imprescindível dentro das suas estratégias digitais.
Por Bruno Peccerini