Cada vez mais as marcas estão adotando o marketing de influência em seu plano de comunicação, seja somente um envio espontâneo de press kit ou, de fato, contratando influenciadores e celebridades para espalhar a mensagem sobre seu produto ou serviço.

Digo por experiência própria que este é um trabalho que exige muita pesquisa, estratégia, negociação, briefing, acompanhamento, mensuração de resultados, entre várias outras etapas.

Por isso, trouxe 6 pilares básicos que são infalíveis para ter bons resultados em campanhas com influenciadores:

 

1. Pesquise o nicho e aderência

Entenda o nicho de atuação e a aderência de cada influenciador com a sua marca.

Já pensou, por exemplo, enviar um press kit de hambúrguer congelado bovino para uma pessoa que é vegetariana? Micão, né?

O que nos leva ao próximo tópico.

 

2. Histórico

Este é, sem dúvidas, um dos pontos mais importantes: Pesquise sobre cada influenciador, sua trajetória e possíveis envolvimentos em polêmicas. Se algo não estiver de acordo com os valores da empresa, não siga em frente com essa contratação.

Uma escolha errada pode prejudicar a imagem da sua marca e gerar uma crise.

 

3. Números não são tudo

Já ouvi de alguns clientes: “Só queremos influenciadores com pelo menos 1 milhão de seguidores”. Não adianta ter muitos seguidores, se não tiver engajamento com o público e relevância com a marca ou tema da campanha.

Tenha isso em mente: engajamento e aderência são mais relevantes do que número de seguidores.

 

4. Cocriação

Seguir um roteiro definido ao pé da letra tira a naturalidade, os influenciadores estão se profissionalizando e muitos já falam abertamente com o público sobre o backstage das publicidades, se dedicando para produzir conteúdos mais criativos e eficazes.

Compartilhe com eles os objetivos da ação e dê espaço para que colaborem com o escopo de entregas e com o briefing, afinal, ninguém melhor do que eles pra conhecer seu próprio público.

 

5. Sinalização

Não incentive a publicidade velada, peça que adicionem essa informação nos conteúdos gerados. É de extrema importância se certificar de que você está contratando pessoas que sinalizam patrocínios.

 

6. Tenha tudo em contrato

Por fim, mas não menos importante, deixe tudo o que foi acordado em contrato. Isso traz segurança tanto para a empresa, quanto para o influenciador.

 

Reinvente

Diariamente, as pessoas são impactadas por publicidade em diversos meios. Como a sua campanha pode se diferenciar das demais?

 

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